segunda-feira, abril 14, 2025
Google search engine
InícioAlegriaA Obra de Deus em Cada Um de Nós                 

A Obra de Deus em Cada Um de Nós                 

Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele (Deus) enviou.” 

João 6:29

Deus está continuamente trabalhando em nossas vidas, moldando-nos segundo o seu propósito eterno. Como diz Eclesiastes 3:1, “Há um tempo para tudo, e um tempo para todo propósito debaixo do céu”. Às vezes, não compreendemos o que Ele está construindo em nós, mas sabemos que a sua obra é perfeita e completa no tempo certo (Filipenses 1:6). 

Neste texto, citaremos algumas características fundamentais da obra de Deus em nossas vidas, e exploraremos como Deus edifica nosso caráter, e fortalece nossa identidade, enquanto crescemos no conhecimento de quem Ele é e de quem nós somos, através da sua Palavra e do Espírito Santo, para que possamos ser instrumentos úteis em suas mãos, conforme o plano que Ele tem para cada um de nós.

Cristo é o firme fundamento

1 – A base precisa ser sólida 

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11). 

Deus está edificando o nosso caráter, e toda obra de edificação precisa de uma base sólida, e quanto mais firme for a sua base, mais Deus investirá nesta obra. Quanto ao “tempo” de execução, o mais importante é que a qualidade e a segurança estejam em primeiro lugar, e por isso devemos estar sempre em sintonia com Ele, atentos às instruções do “Arquiteto do Universo”, mantendo a nossa vida alinhada ao seu propósito, para que a obra de Deus em nossas vidas esteja dentro do cronograma de execução, afinal de contas, Ele tem todo tempo do mundo.

2 – A colheita virá no tempo certo

Após o plantio das sementes, durante os primeiros 5 anos de vida, o Bambu Chinês parece não crescer, mas na verdade, ele está desenvolvendo raízes profundas e fortes, firmando-se no solo. Durante esse tempo, ele permanece pequeno e quase imperceptível aos olhos daqueles que não entendem o processo.

No entanto, depois de anos de crescimento silencioso de suas raízes, o bambu chinês começa a crescer rapidamente para cima, alcançando a impressionante altura de até 25 metros em um curto período de tempo. Esse processo nos ensina que, assim como o bambu chinês, muitas vezes enfrentamos momentos na vida em que parece que nada está acontecendo ou que nossos esforços não estão gerando “frutos visíveis”. Porém, Deus está trabalhando em nós, moldando nosso caráter, corrigindo nossas falhas e nos preparando para algo maior.

Os desafios, erros e acertos que experimentamos são as ferramentas que Deus usa para fortalecer nossas raízes internas — nossa fé, perseverança e sabedoria. Quando essas raízes estiverem fortes o suficiente, o crescimento virá de forma rápida e visível. Assim, é importante lembrar que o verdadeiro crescimento começa de dentro para fora, e é preciso ter persistência para florescermos no tempo certo.

3 – É preciso ter paciência, fé e resiliência

“Uva amassada vira vinho. 

Azeitona amassada vira óleo. 

Rosa amassada vira perfume. 

Trigo amassado vira pão.

Joio amassado vira veneno.

A provação tem um propósito, mostrar quem realmente     somos por dentro.”

Pr Júlio Cesar

Um exemplo interessante para refletirmos é o processo de preparo da massa de pão: para que ela cresça, é necessário que seja sovada, ou seja, “prensada, amassada”. Da mesma forma, em nossa jornada de crescimento, passamos por pressões e adversidades que nos moldam e nos ajudam a enxergar o tipo de pessoa que estamos nos tornando.

As provações que enfrentamos têm um propósito: revelar para nós mesmos a essência do nosso interior. É nesses momentos que somos convidados a refletir, crescer e nos transformar. Afinal, são nas dificuldades que a nossa fé e o nosso verdadeiro caráter é testado e refinado. 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments