
Quando você olha para a luz branca a olho nu — e isso inclui a luz do sol — não consegue perceber a gama de cores nela existentes. A decomposição da luz branca em várias cores através de um prisma é um fenômeno conhecido como dispersão.
Quando a luz branca, composta por todas as cores do espectro visível, entra em um prisma, cada cor é refratada em diferentes quantidades devido aos seus distintos comprimentos de onda. O resultado é um leque de cores que pode ser observado como um arco-íris contínuo, incluindo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esse fenômeno, inicialmente demonstrado por Isaac Newton, revela a natureza composta da luz branca e é fundamental para a compreensão da óptica e das propriedades da luz.
Isso é apenas um exemplo de que há coisas diante de nós que não conseguimos enxergar sem a lente certa, o que nos dá a incerteza do estamos vendo corresponder a realidade ou uma ilusão. Neste caso, a “lente” seria, na verdade, um prisma.
Outro exemplo é a percepção das cores por uma pessoa daltônica. Sua visão é afetada pela maneira como as células cones da retina respondem à luz. Ou seja, o daltônico tem dificuldade — ou, em alguns casos, a incapacidade — de distinguir certas cores. Se ninguém o conscientizasse disso, ele provavelmente jamais saberia.
Da mesma forma, muitas vezes temos dificuldade para compreender a nós mesmos e enxergar a realidade que está bem diante dos nossos olhos, pois as “lentes” que usamos não nos permitem ver com clareza. Por isso, a Palavra de Deus é essencial para que possamos perceber a verdade oculta aos nossos olhos carnais, acessível apenas por meio dos olhos espirituais
Quando a luz da Palavra de Deus (Cristo) está presente, a escuridão interior se dissipa, a cegueira espiritual é removida e tudo começa a fazer sentido. Nesse estágio, você já foi transportado(a) das sombras para a luz, e seu mundo já foi pintado com as cores da vida em Cristo e da alegria no Espírito Santo!
Reflexão sobre a realidade e a ilusão
Reflexão sobre a realidade e a ilusão
Quais lentes você tem usado?
Você já considerou a possibilidade de estar vivendo um momento de “daltonismo espiritual”?
Segundo a Bíblia, somente na Palavra de Deus encontramos a ótica perfeita—um parâmetro absoluto e universal que nos permite enxergar quem realmente somos, e qual nosso verdadeiro propósito e missão neste mundo.
Como disse o apóstolo Paulo:
“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que conheçam a esperança para a qual Ele (Cristo) os chamou, que são as riquezas da gloriosa herança dele concedida aos santos.”
Efésios 1:18