“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — o desejo da carne, o desejo dos olhos e a arrogância da vida — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e os seus maus desejos passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
1João 2:15-17
Na Bíblia, “o mundo” representa um sistema de crenças, valores e narrativas contrários à Palavra de Deus, baseados na cobiça, no orgulho e na busca por prazeres passageiros, que moldam sua cosmovisão, te afastando de Deus e da sua verdadeira identidade. Em 1 João 2:15-17, somos advertidos a não amar o mundo, pois ele nos afasta do Pai. O mundo exalta o egoísmo, a futilidade e o materialismo.
“… vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, se alguém quiser ser amigo do mundo faz‑se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

Os reinos do mundo
Em Mateus 4:8-10, Jesus foi tentando: “Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou‑lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. Ele disse: ― Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe disse: ― Retire‑se, Satanás! Pois está escrito: “Adore ao Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto.”
Durante a tentação no deserto, “todas as respostas de Jesus às investidas de diabo, foram citando as Escrituras Sagradas”. Com isso aprendemos que somente através do poder e da autoridade da Palavra de Deus, podemos resistir e expulsar o mal, que ronda nossa mente e coração, tentando nos tragar. (1 Pedro 5:8).
Satanás ofereceu a Jesus os reinos da Terra em troca de adoração, tentando desviá-lo do seu propósito. Hoje, somos seduzidos por popularidade, seguidores, dinheiro, prazeres, músicas, ídolos da classe artística, midiática e por ideologias que nos afastam da mensagem da cruz, e consequentemente de Deus (1 João 2:15-17).
E assim como o “príncipe deste mundo” tentou Jesus, tentará a todos nós (João 12:31, Efésios 6:11-12). Até os anjos foram tentados, e aqueles que pecaram contra Deus tiveram seu castigo merecido (2 Pedro 2:4, Judas 1:6). Na verdade, tudo isso faz parte do plano de Deus para separar o joio do trigo e redimir a sua criação; afinal, por nossas palavras e ações, o destino eterno de todos nós vai sendo traçado, no pouco tempo que nos resta (Mateus 13:24-30, Mateus 12:36-37).
Em qual mundo você está vivendo?
Deus é bom e justo (Salmos 89:14, Deuteronômio 32:4), e ao contrário do “príncipe deste mundo”, Ele não ilude ninguém; Deus diz a verdade por meio da sua Palavra e oferece o Paraíso para todos que cumprem o seu propósito e a sua vontade (João 14:2-3, João 3:16). Mas resta a você tomar sua decisão e uma posição de largar a “velha criatura” e abraçar sua “Verdadeira, Nova e Extraordinária Identidade em Cristo” (2 Coríntios 5:17, Efésios 4:22-24).
Segundo a Bíblia não há meio termo, só há um Caminho (João 14:6) e um Abismo (Lucas 16:26), entre os quais todo ser humano precisa decidir. E a falta de decisão por si só, já é uma escolha de permanecer no seu “falso eu” e no mundo corrompido que nos encontramos sem Cristo.
Reflita: O que tem sido oferecido a você para trocar sua fé e obediência por coisas passageiras?